Projeções de playoffs e bowls do futebol americano universitário 2025

A temporada de futebol americano universitário de 2025 está prestes a começar, prometendo 16 semanas repletas de emoções, surpresas e partidas intensas, culminando em um emocionante período de playoffs. Neste ano, o principal destaque será o College Football Playoff (CFP), que terá sua segunda edição. Como no ano passado, as cinco equipes campeãs de conferências mais bem classificadas, junto com as sete outras equipes mais bem ranqueadas, irão participar. Diferente da temporada anterior, as quatro equipes mais bem ranqueadas receberão folgas na primeira rodada, enquanto as demais enfrentarão adversários em partidas nos campos das universidades que obtiveram as melhores classificações.
Os jogos das quartas de final e semifinais acontecerão nas tradicionais New Year’s Six bowls, com a grande final marcada para o dia 19 de janeiro no Hard Rock Stadium, em Miami. No total, a temporada contará com 35 jogos de bowl, começando com o Cricket Celebration Bowl no dia 13 de dezembro.
Ainda antes da bola rolar, especialistas em futebol universitário estão fazendo projeções sobre os duelos da pós-temporada, garantindo que os fãs fiquem entusiasmados com o que está por vir. Durante a temporada, haverá atualizações semanais até que os confrontos sejam definidos.
College Football Playoff
Jogos da primeira rodada (nos campos das universidades)
19 e 20 de dezembro
Os horários e redes de transmissão ainda não foram definidos.
- Kyle Bonagura prevê que Boise State, 12ª colocada, enfrentará Georgia, 5ª colocada. Mark Schlabach sugere que Boise State enfrentará Ohio State.
- Bonagura acredita que Miami, 11ª colocada, jogará contra Notre Dame, 6ª colocada; enquanto Schlabach opina que Arizona State, 11ª, enfrentará Alabama, 6ª.
- A conjectura de Bonagura é que Arizona State, 10ª, jogará contra Alabama, 7ª; enquanto Schlabach sugere que LSU, 10ª, enfrentará Notre Dame, 7ª.
- Quanto a Bonagura, ele prevê que LSU, 9ª, jogará contra Oregon, 8ª; Schlabach acredita que Miami, 9ª, medirá forças contra Oregon, 8ª.
Análise da primeira rodada
Bonagura aponta que não deve haver grandes surpresas na primeira rodada, mas ressalta a dificuldade de prever como os times se comportarão, especialmente no atual cenário em que muitos jogadores se transferem entre as equipes. A antiga fórmula de prever o desempenho com base em temporadas passadas e jogadores que retornam já não é tão confiável.
Quartas de finais do CFP
31 de dezembro
- No Goodyear Cotton Bowl Classic, em Arlington, Texas, Bonagura e Schlabach concordam que Oregon, 8ª, enfrentará Texas, 1ª, às 19h30.
1º de janeiro
Competições em Miami, Pasadena e Nova Orleans:
- Bonagura projeta Georgia, 5ª, contra Clemson, 4ª em Miami; enquanto Schlabach sugere LSU, 10ª, contra Clemson, 2ª.
- No Rose Bowl, Bonagura imagina Alabama, 7ª, contra Penn State, 2ª; Schlabach apresenta Alabama, 6ª, contra Penn State, 3ª.
- Bonagura visualiza Notre Dame, 6ª, enfrentando Ohio State, 3ª, em Nova Orleans; Schlabach prevê Ohio State, 5ª, contra Georgia, 4ª.
Semifinais e final do CFP
8 de janeiro
- No Vrbo Fiesta Bowl, Bonagura vê Georgia, 5ª, contra Texas, 1ª. Schlabach concorda com a mesma previsão.
9 de janeiro
- No Chick-fil-A Peach Bowl, Bonagura acredita que Ohio State, 3ª, jogará contra Penn State, 2ª; Schlabach faz uma previsão diferente, apontando Penn State, 3ª, contra Clemson, 2ª.
19 de janeiro
- Para a grande final, Bonagura projeta Penn State, 2ª, contra Texas, 1ª. Schlabach sugere que Clemson, 2ª, enfrentará Texas, 1ª.
Os odds das apostas também refletem um forte interesse nas equipes com chance de levar o título, indicadas em um grupo que inclui Ohio State, Texas, Penn State e Georgia. A imprevisibilidade é uma característica marcante do CFP, especialmente com o envolvimento de diferentes equipes na disputa.
As datas das partidas de bowl, começando com o Cricket Celebration Bowl, marca o início de um emocionante período para os fãs de futebol americano universitário, que esperam ansiosos pelas finais, semifinais e duelos decisivos.