PSDB Nacional reage à escolha de Paula Mascarenhas no Piratini –

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas
A ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, foi anunciada como pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante uma cerimônia no último sábado (19), onde Paula, que ocupa o cargo de secretária estadual de Relações Institucionais, reafirmou seu compromisso com o partido. A ex-prefeita é também presidente estadual e vice-presidente nacional do PSDB, e tem participado ativamente de eventos relacionados ao partido nos últimos meses. Em suas redes sociais, no domingo (20), ela agradeceu a confiança das lideranças tucanas ao confirmar sua pré-candidatura.
Entretanto, a escolha de Paula Mascarenhas não foi bem recebida por algumas lideranças do PSDB em nível nacional. Esses dirigentes caíram em contradição ao considerar Marcelo Maranata, atual prefeito de Guaíba, como um forte candidato para a disputa majoritária. Fontes indicam que Maranata deve assumir um papel de liderança dentro do partido, e que, caso Paula decida concorrer, terá que participar de prévias.
O PSDB está buscando construir uma chapa competitiva e sólida para o próximo ano, com nomes já consolidados e com relevância política. A filiação de Marcelo Maranata deve contar com a presença de figuras importantes do partido, como Marconi Perillo, Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves. No entanto, as definições sobre candidatos e alianças permanecem incertas neste momento.
Dentro do partido, há um clima de movimentação e algumas declarações indicam que as influências de Eduardo Leite, ex-governador, não serão mais aceitas, apesar de ele já não fazer parte do PSDB. A indicação de Paula Mascarenhas tem como objetivo, em parte, garantir que ela permaneça na legenda e não busque apoio de seu mentor político em outras siglas. A situação política no PSDB do Rio Grande do Sul segue em desenvolvimento, enquanto as peças dessa nova configuração eleitoral começam a se organizar.