Notícias Agora

Queima de fogos ilumina a Ponte de Guaratuba na história do Litoral

A virada para o ano de 2026 foi celebrada com um grande espetáculo de fogos de artifício na Ponte de Guaratuba, que se tornou o maior show pirotécnico da história do Litoral do Paraná. Com uma duração de aproximadamente 15 minutos, os fogos iluminaram a ponte, um importante marco na região, que deve ser inaugurada em abril deste ano.

O evento foi coordenado pela Secretaria do Turismo do Estado do Paraná, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná. Os fogos foram posicionados diretamente sobre a ponte, seguindo as normas de segurança estabelecidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná e pelo consórcio responsável pela obra, garantindo que a estrutura não fosse comprometida.

O espetáculo de fogos teve um tema próprio e apresentou diversos efeitos ao longo da queima, representando momentos históricos e símbolos do Paraná. Moradores e turistas lotaram as praias da região para assistir à celebração do réveillon. A Polícia Militar estimou que mais de dois milhões de pessoas estavam no litoral paranaense para a festa de fim de ano.

Além do show em Guaratuba, diversas cidades do litoral também tiveram apresentações simultâneas, como Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Na orla central de Guaratuba, houve a tradicional queima de fogos a partir do Morro do Cristo. Ao todo, foram 18 pontos de shows pirotécnicos ao longo da costa.

Todos os eventos seguiram as normas legais, com empresas credenciadas e fiscalização rigorosa. Os fogos utilizados eram de alta qualidade, com estampido reduzido, garantindo o conforto de crianças, idosos, pessoas com sensibilidade auditiva e animais de estimação.

A Ponte de Guaratuba, com 1.240 metros de extensão e mais de R$ 400 milhões investidos, está com 85% de sua construção concluída até o início de dezembro. A previsão de finalização é em abril de 2026. A nova estrutura vai substituir a travessia por ferry-boat, oferecendo mais mobilidade e segurança na região. Além de facilitar o trânsito entre Guaratuba e Matinhos, a ponte contará com quatro faixas de rolamento, ciclovia, calçadas e iluminação, representando uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no estado e simbolizando um novo capítulo para o desenvolvimento turístico e econômico do litoral paranaense.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo