Racing enfrenta o FC Barcelona na Copa do Rei

No dia 7 de janeiro, foram anunciados os confrontos das oitavas de final da Copa do Rei, que acontecerão entre os dias 13 e 15 do mesmo mês. Em Santander, a expectativa era alta, pois a cidade sabia que enfrentaria um time da Primeira Divisão. Essa empolgação cresceu ainda mais com a confirmação de que os clubes que participam da Supercopa da Espanha, que incluem grandes equipes como Real Madrid, FC Barcelona, Atlético de Madrid e Athletic Club, teriam que visitar um time da Segunda Divisão.
No entanto, havia um detalhe importante: existiam cinco equipes da Segunda Divisão classificadas para essa fase. Assim, nem todos os times poderiam enfrentar um dos grandes da Supercopa.
A emoção em Santander foi indescritível quando, durante o sorteio, foi revelado que o FC Barcelona jogaria contra o Racing no estádio El Sardinero. Isso foi visto como uma recompensa pelo esforço e dedicação do clube ao longo dos anos. A jornada do Racing até essa fase não foi fácil. O time conseguiu vencer o Villarreal por 2 a 1 nas quartas de final, além de ter superado as duas eliminatórias anteriores contra a SD Logroñés e a SD Ponferradina.
Historicamente, o confronto entre Racing e Barcelona já foi mais comum, com os dois times se enfrentando 100 vezes desde 1928 até 2012. A última vitória do Racing sobre o Barcelona aconteceu em 2004, quando derrotou o rival com um expressivo 3 a 0 no estádio El Sardinero.
No que diz respeito à Copa do Rei, a última partida entre as duas equipes foi em 22 de fevereiro de 1989, quando o Barcelona venceu por 3 a 2 nas oitavas de final.




