Notícias Agora

Receita libera nesta quinta terceiro lote de restituição do IR 2025 –

Cerca de 7,2 milhões de pessoas que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 dentro do prazo receberão suas restituições. Nesta quinta-feira, a Receita Federal libera o terceiro dos cinco lotes de restituição do ano, que é considerado o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor.

Ao todo, 7.219.048 contribuintes receberão aproximadamente R$ 10 bilhões. A maior parte desse montante será destinada a quem tem prioridade no reembolso.

As restituições estão organizadas da seguinte maneira:

– 6.316.894 contribuintes que escolheram a declaração pré-preenchida e optaram por receber o valor via Pix.
– 755.978 contribuintes que não têm prioridade.
– 83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos.
– 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
– 15.988 contribuintes com mais de 80 anos.
– 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doenças graves.

Neste ano, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo Pix passaram a ter prioridade na restituição, mesmo que isso não fosse garantido por lei.

Os contribuintes que desejam verificar se estão na lista de contemplados podem consultar a página da Receita Federal na internet. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Essa consulta também está disponível pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.

Os pagamentos serão realizados na conta ou na chave Pix informada na declaração de Imposto de Renda.

Caso um contribuinte não encontre seu nome na lista de restituições, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta indicada — como ocorre em casos de contas desativadas —, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal do Banco do Brasil ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones disponíveis.

Se o cidadão não conseguir resgatar o valor após um ano, ele deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária”.

Botão Voltar ao topo