SBT News foca em classe AB e decisores de negócios

O ex-ministro Fábio Faria, que é casado com Patrícia Abravanel, esteve animado e sorridente no estúdio do SBT em Osasco. Ele andava rapidamente, se preparando para receber diversos convidados importantes que chegavam de helicóptero. O evento era o lançamento do SBT News, um projeto que Fábio apoia entusiasticamente. Ele se preocupou em cumprimentar as pessoas presentes antes de dar início à cerimônia.
A estreia do novo canal de notícias acontecerá na segunda-feira, dia 15, às 18h, com transmissão na TV fechada, no YouTube, e na plataforma +SBT. A programação contará com mais de 20 horas de conteúdos ao vivo.
Entre os convidados de destaque estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do STF Alexandre de Moraes, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes. Todos estavam na primeira fila, acompanhados da família Abravanel, prontos para discursar.
Os patrocinadores do SBT News refletem uma ampla diversidade política. Marcas como Havan, JBS, EMS, Gerdau, Tim, Amil e BTG Pactual estão envolvidas no projeto.
A emissora, conhecida por seu estilo divertido e por programas clássicos, busca se reinventar com este novo canal. Durante o evento, várias autoridades mencionaram de forma bem-humorada alguns programas de entretenimento do SBT, mas não houve comentários sobre o setor de jornalismo, que historicamente enfrenta controvérsias.
Silvio Santos, criador do SBT, defendia que o noticiário deveria ser favorável ao governo e chegou a vetar uma edição do SBT Brasil após a divulgação de um vídeo polêmico de uma reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa história pode representar um desafio para o SBT News, que pretende se posicionar como uma fonte de notícias respeitável entre as classes A e B.
Integrantes do novo canal reconhecem essa dificuldade simbólica e afirmam que a equipe de marketing está focada em superar essa barreira. O SBT News mira diretamente na concorrência com canais como GloboNews e CNN, com um foco especial em assuntos relacionados ao governo e ao mercado financeiro.
O lançamento do canal ocorre após o Grupo Silvio Santos perceber que não estava atingindo esses públicos mais exigentes. O SBT News quer se conectar com as pessoas que tomam decisões importantes no país.
Para atender a essa nova demanda, Fábio Faria reuniu uma equipe de jornalistas experientes, incluindo profissionais da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo, entre eles a diretora de redação Camila Mattoso. Outro nome de destaque é Leandro Cipoloni, que foi um dos fundadores da CNN Brasil. A programação contará ainda com renomados jornalistas como Celso Freitas e Amanda Klein, além de comentaristas como a médica Ludhmila Hajjar e o ex-diretor do Banco Central Luiz Fernando Figueiredo.
Fábio Faria, que tem uma longa trajetória política, foi ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro e atualmente é gerente sênior no BTG Pactual, que também apoia o canal. Em seu discurso durante o evento, ele enfatizou a importância do jornalismo responsável e isento, afirmando que o SBT não tem lado político. Faria destacou que a presença das autoridades presentes simboliza a identidade plural da emissora e reforçou que o foco do SBT News será representar o Brasil de forma abrangente.




