Sofia Coppola recebe homenagem no MoMA Film Benefit

O Museu de Arte Moderna de Nova York, conhecido como MoMA, prestará uma homenagem à cineasta Sofia Coppola durante seu Benefício de Cinema de 2025. Este evento, que será apresentado pela marca Chanel, ocorrerá no dia 12 de novembro de 2025.
O Benefício de Cinema do MoMA é um evento anual que visa apoiar e promover o departamento de cinema do museu. Esse departamento é responsável por uma extensa coleção que conta com mais de 30 mil filmes e mais de 1,5 milhão de imagens de cenas de filmes. Durante o evento, o museu reconhece as contribuições de atores, roteiristas e diretores que se destacaram na indústria cinematográfica.
Sofia Coppola é uma das cineastas que merece esse reconhecimento. Desde jovem, ela se envolveu com a atuação e, ao longo de sua carreira, escreveu e dirigiu nove longas-metragens. Dentre seus filmes, cinco estão na coleção do MoMA: “As Virgens Suicidas” (1999), “Encontros e Desencontros” (2003), “Maria Antonieta” (2006), “Alguns Dias Sem Fim” (2010) e “The Bling Ring” (2013). Pelo filme “Encontros e Desencontros”, Coppola foi premiada com o Oscar de melhor roteiro original e também recebeu indicações para melhor direção e melhor filme.
Rajendra Roy, curador chefe de cinema do MoMA, comentou que desenvolver relacionamentos de longo prazo com artistas é uma das grandes responsabilidades do museu. Ele afirmou que Sofia Coppola faz parte da família do museu desde que se destacou como diretora há mais de 25 anos. O museu já havia celebrado suas conquistas em 2004 durante a série “Work in Progress” e agora se alegra em recebê-la novamente como uma ícone no campo do cinema.
Além do Benefício de Cinema, o MoMA também programará uma exibição especial dos nove longas-metragens de Coppola, além de seu curta-metragem “Lick The Star”, de 1998. Esta série, chamada “Sofia Coppola: Uma Homenagem”, será exibida nos teatros Roy e Niuta Titus do museu entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro.