SSPDS intensifica segurança e serviços na ExpoCrato 2025 –

No período de 11 a 20 de julho de 2025, a Expocrato, um dos principais eventos do Ceará, contará com um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade de seus visitantes. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) preparou um plano operacional abrangente para a atuação de profissionais de segurança ao longo de todo o evento.
Mais de 200 policiais militares realizarão patrulhamento diário em diferentes áreas do evento. Isso inclui reforços nas proximidades do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, com a presença de policiais em viaturas, motocicletas e cavalaria.
A segurança será coordenada por diversas instituições, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O trabalho será supervisionado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, que terá apoio adicional da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin).
Para abordar a importância do evento, Halley Filho, da Copol, explicou que as Forças de Segurança desenvolveram um plano completo, que inclui policiamento intensificado nos dias de maior público e monitoramento por câmeras. Ele também mencionou que, em caso de ocorrências, equipes de investigação estarão prontas para agir. Entre as ações previstas, haverá o programa Meu Celular e a Tenda Lilás, que oferecerão apoio e informações à população. Além disso, estandes das Forças de Segurança informarão sobre suas atividades diárias e oferecerão a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Pefoce.
A Polícia Civil do Ceará também terá um estande no evento, onde mais de 140 policiais civis prestarão serviços de orientação e atendimento ao público. O espaço será voltado para denúncias e esclarecimento de dúvidas, além da distribuição de material informativo sobre crimes como exploração sexual contra crianças e adolescentes e questões relacionadas à homofobia.
A Polícia Militar ocupará uma função crucial no policiamento, com mais de 1.750 policiais atuando em ações preventivas e repressivas durante todo o evento.
Os bombeiros militares estarão estrategicamente posicionados próximos à entrada principal do Parque de Exposições, preparados para responder a emergências relacionadas a incêndios e controle de pânico, com viaturas disponíveis para eventuais necessidades.
A Perícia Forense também terá profissionais no local para auxiliar em possíveis ocorrências. No estande das Forças de Segurança, a Pefoce irá disponibilizar serviços como a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e promover atividades educativas para o público, apresentando sua atuação e contribuições para a segurança da população.