Notícias Agora

Supermercados não poderão abrir aos domingos a partir de 2026

No Espírito Santo, a partir de 1º de março de 2026, supermercados e estabelecimentos similares não poderão abrir aos domingos. Esta medida é parte de um acordo firmado entre patrões e empregados e visa garantir o fechamento desses comércios, incluindo mercearias, minimercados, atacarejos e lojas de material de construção.

A nova regra, que tem validade até 31 de outubro de 2026, será implementada como uma experiência. Durante esse período, os pequenos comércios familiares que vendem alimentos poderão funcionar normalmente aos domingos. Também é permitido que lojas localizadas em shoppings operem, mas os supermercados dentro desses centros comerciais deverão manter suas portas fechadas nesse dia.

É importante lembrar que, entre 2009 e 2018, os supermercados no Espírito Santo já estiveram fechados aos domingos por conta de uma convenção coletiva. Após esse período, os estabelecimentos foram autorizados a funcionar aos domingos, mas a decisão atual revisita essa prática anterior.

A escolha de manter os supermercados fechados aos domingos baseia-se em experiências anteriores relatadas por supermercadistas do interior do estado. Eles afirmaram que a medida reduz custos operacionais e que abrir aos domingos gera um aumento nos gastos com pessoal, o que não é compensado pelo retorno econômico.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo