Temperatura cai em São Paulo; veja a previsão do tempo –

–
Uma massa polar de ar frio e seco vai provocar uma queda nas temperaturas em São Paulo a partir desta terça-feira, 29 de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem variar entre 10°C e 17°C na estação do Mirante de Santana, que faz a medição oficial da cidade.
O Inmet emitiu um alerta amarelo para todo o estado de São Paulo, indicando o risco de queda de temperatura. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a nebulosidade, que se formou durante a madrugada, deverá diminuir ao longo do dia, permitindo que o sol apareça entre algumas nuvens.
Diante das previsões, o CGE destacou que será um dia com pouca variação na temperatura, o que pode aumentar a sensação de frio. A umidade do ar deve permanecer baixa, com índices próximos a 40%. Não há previsão de chuvas para essa terça-feira.
No litoral, a situação é mais crítica, com um alerta laranja em razão de ventos fortes. A formação de um ciclone no Rio Grande do Sul, junto à passagem de uma frente fria, resultou em ventanias que causaram danos em várias cidades costeiras.
A quarta-feira, 30 de agosto, promete ser ainda mais fria, com mínima prevista de 7°C durante a madrugada e as primeiras horas do dia. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 16°C, e há possibilidade de geada. A Defesa Civil de São Paulo alerta que essa massa de ar polar pode provocar uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do estado até sexta-feira, 1º de setembro.
O frio intenso pode representar riscos à saúde da população vulnerável, especialmente para moradores em situação de rua, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, as temperaturas mínimas podem chegar a 2°C ao longo da semana, com chances de geadas.
Regiões que normalmente enfrentam calor forte, como Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Presidente Prudente, também devem se preparar para um frio intenso, com temperaturas que podem cair a 7°C.
Para atender à demanda por abrigo e proteção contra o frio, será reativado, a partir desta terça-feira até sexta-feira, um abrigo emergencial na estação Pedro II do metrô. O espaço funcionará das 19h às 8h e oferecerá colchões, cobertores, alimentação e acolhimento para animais de estimação.