Temperaturas baixas continuam em SP nesta quarta-feira (30) –

–
Nesta quarta-feira, dia 30, São Paulo e sua região metropolitana registram um início de dia frio, com céu limpo. A temperatura mínima deve ficar em torno de 8°C, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo.
Durante o dia, o sol deve predominar, e a temperatura máxima pode alcançar os 20°C, com umidade relativa do ar em torno de 45%.
A Defesa Civil da cidade anunciou, pela primeira vez no ano, um alerta para a baixa umidade do ar. O índice atual na capital é de aproximadamente 14%. Devido a isso, desde às 13h20 do dia anterior, a Defesa Civil decretou estado de atenção para a baixa umidade, além de manter a cidade em alerta para as baixas temperaturas, que são registradas desde o dia 22 de junho.
Uma massa de ar polar será responsável por garantir um clima seco e frio nos próximos dias. Na quinta-feira, dia 31, as temperaturas devem variar entre 8°C e 22°C, com a umidade caindo para cerca de 40%. A Defesa Civil do estado aponta que essa massa de ar polar pode provocar um acentuado declínio nas temperaturas até a sexta-feira, primeiro de julho, afetando diversas regiões do estado.
O órgão também alerta para os riscos à saúde da população mais vulnerável, como moradores de rua, crianças, idosos e pessoas com condições de saúde crônicas que podem ser prejudicadas pela intensidade do frio.
Na Serra da Mantiqueira, onde se localiza Campos do Jordão, as mínimas podem chegar a 2°C, com possibilidade de formação de geada. Regiões que normalmente têm temperaturas altas, como Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Presidente Prudente, também estão enfrentando frio intenso, com mínimas de 7°C.
Como resposta a essa onda de frio, a Prefeitura reativou um abrigo emergencial na estação Pedro II do metrô, que funcionará até sexta-feira, das 19h às 8h. O abrigo oferece colchões, cobertores, alimentação e acolhimento para animais de estimação.