Notícias Agora

Tempestade no Paraguai deve afetar 352 cidades brasileiras

Um alerta de tempestades está em vigor no estado do Paraná nesta sexta-feira, dia 12. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que diversas cidades enfrentam condições meteorológicas adversas, que podem apresentar riscos significativos à população.

Esse alerta é resultado de um sistema de baixa pressão formado no Paraguai, que favorece a ocorrência de chuvas fortes e ventos intensos na região. As previsões apontam para chuvas que podem alcançar entre 50 e 100 mm em um único dia, além de ventos com velocidades de até 100 km/h.

As cidades que estão sob aviso de tempestade incluem Abatiá, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e muitas outras. Ao todo, mais de 300 municípios paranaenses estão em alerta. A previsão do tempo severo também se estende a algumas áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Além da possibilidade de granizo, a população deve estar atenta ao risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de eletricidade. Diante das condições climáticas, a Defesa Civil do Paraná recomenda que os moradores busquem abrigo seguro e evitem permanecer ao ar livre durante os momentos mais críticos das tempestades.

Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil orienta algumas medidas práticas, como não subir em telhados durante a chuva, refugiar-se em locais seguros longe de áreas abertas e estacionamentos, procurar abrigo rapidamente em caso de ventos fortes e manter distância de portas e janelas durante tempestades de raios.

As condições climáticas instáveis devem perdurar durante o fim de semana, com chuvas contínuas previstas para sábado e domingo. Nas regiões sudoeste e oeste do estado, as estimativas apontam para possibilidades de acúmulo de precipitação superior a 100 mm, o que pode agravar problemas existentes em áreas já afetadas por enchentes e alagamentos.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo