Tempestade severa: alerta para a região de Chicago

Neste sábado à tarde, alertas e avisos de tempestades severas foram emitidos devido a fortes chuvas se aproximando da área de Chicago. Um aviso específico foi colocado para o sul dos condados de DeKalb e Kane, válido até às 17h15.
Além disso, um aviso similar abrangeu o sudoeste do condado de Lake, o norte de DeKalb, o norte de Kane, o sudeste de McHenry e o noroeste de Cook, com validade até às 16h45. Outro aviso referente ao norte dos condados de Cook e DuPage foi estabelecido até às 17h.
O Serviço Nacional de Meteorologia também divulgou um aviso de tempestade severa para os condados de Cook, DuPage, Kane, Kendall, Lake, McHenry e Will, em Illinois, além dos condados de Lake e Porter, em Indiana, com previsão de duração até às 19h.
Na cidade de Woodstock, várias fiações ficaram danificadas em consequência da tempestade, segundo o Corpo de Bombeiros local. Meteorologistas do time de tempestades da NBC 5, liderados por Kevin Jeanes, informaram que a origem das chuvas é um complexo de tempestades que vem de Minnesota, do norte de Iowa e de Wisconsin. Contudo, a extensão exata das chuvas no sul ainda não estava clara no momento.
A previsão aponta que, após as 14h, um sistema de tempestades entrará na região vindo do norte, se deslocando para o sudeste em direção a Chicago. Essas tempestades podem trazer chuvas intensas e ventos fortes, com velocidades variando entre 104 e 112 km/h. Embora possa haver acúmulo de água nas ruas, não se espera inundação generalizada.
Uma segunda onda de tempestades é esperada após a meia-noite de sábado. Existe a possibilidade de novas tempestades e chuvas volumosas, mas o risco de danos causados pelos ventos será menor. A preocupação com alagamentos localizados deve se manter, especialmente nas primeiras horas de domingo, de acordo com a equipe de meteorologia.
O domingo deverá ser um dia relativamente mais seco, embora pancadas isoladas de chuva ou trovões possam ocorrer no fim da tarde. Em relação ao calor, as temperaturas em Chicago devem oscilar entre 32 e 34 graus Celsius, com índices de sensação térmica podendo ultrapassar os 43 graus em algumas áreas ao sul da Interestadual 80. Regiões a oeste de Chicago, como Aurora, DuPage, Morris e Romeoville, poderão registrar temperaturas ainda mais elevadas.
Próximo ao lago, os índices de calor também estarão altos, chegando perto de 38 graus durante o Chicago Air and Water Show. No entanto, há previsão de alívio na temperatura para o domingo.
As condições mais amenas já serão sentidas na região do Lago Michigan, embora as áreas mais distantes do lago ainda sintam calor, com sensações térmicas na faixa dos 35 graus. Ao longo da semana de trabalho, as temperaturas devem começar a cair gradualmente.
Na segunda-feira, os índices de sensação térmica ainda estarão em torno de 38 a 40 graus, com temperaturas variando entre 31 e 34 graus. O grande resfriamento deverá ocorrer na quarta-feira, quando as máximas devem cair para cerca de 27 graus.
As condições claras são esperadas para depois de quarta-feira; entretanto, tanto segunda quanto terça-feira poderão trazer novas chuvas.