Notícias Agora

Uso da assinatura GOV.BR aumenta 90% no primeiro semestre de 2025 –

No primeiro semestre de 2025, a utilização da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresceu 90% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho deste ano, a ferramenta foi empregada 95 milhões de vezes, enquanto em 2024, registrou 50 milhões de assinaturas no mesmo intervalo.

O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou que a Assinatura GOV.BR facilita a vida das pessoas. O serviço pode ser utilizado por meio de um celular e não requer impressão ou deslocamento. Além disso, a assinatura digital tem validade jurídica, igual a de um documento impresso.

Classificada como uma assinatura avançada, a Assinatura GOV.BR oferece segurança ao processo de assinatura. Isso significa que ela está vinculada de forma exclusiva ao usuário e qualquer alteração após a assinatura no documento digital pode ser identificada.

Daniel Lima, arquiteto de Goiânia, usa regularmente a Assinatura GOV.BR e incentiva outros a adotarem essa prática. Ele explica que, por trabalhar com contratos, a assinatura digital torna o processo mais rápido e reduz o uso de papel.

Para utilizar a Assinatura GOV.BR, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro no sistema. A conta Prata pode ser obtida através do reconhecimento facial ou pela validação de dados em bancos credenciados. Já a conta Ouro, que oferece acesso a todos os serviços digitais, exige reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou a partir de um QR Code da Carteira de Identidade Nacional. Também é possível obter essa conta com um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

A plataforma GOV.BR oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais federais e mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais populares estão Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. A plataforma permite que os usuários busquem serviços que se adequem ao seu perfil, seja ele de estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Em caso de dúvidas sobre a utilização do serviço, informações adicionais estão disponíveis no site oficial do governo.

Botão Voltar ao topo