Notícias Agora

Yamal é criticado por contratar pessoas com nanismo para evento –

A Associação de Deficientes e seus Direitos (ADEE) divulgou um comunicado expressando preocupação com a utilização de pessoas com nanismo para entretenimento. Carolina Puente, presidenta da entidade, destacou que a dignidade e os direitos dessas pessoas não devem ser tratados como uma forma de diversão. Segundo a ADEE, a lei que rege os direitos das pessoas com deficiência proíbe explicitamente que estas sejam contratadas para shows ou eventos que promovam zombarias ou ridicularizações.

A legislação estabelece que é proibido utilizar a condição de deficiência de alguém para entreter o público de maneira a desrespeitar a dignidade humana. Esse tipo de prática é considerada uma violação de direitos fundamentais, refletindo um desrespeito pela condição de vida dessas pessoas.

O contexto desse debate se intensificou após a realização da festa de aniversário do jogador Lamine Yamal, que ocorreu em Olivella, cidade a 40 km de Barcelona, e contou com a presença de amigos, colegas de clube e celebridades da música. O evento, que atraiu cerca de 200 convidados, foi organizado com cautela, impedindo a entrada da imprensa e curiosos.

Após a festa, Lamine Yamal retornou aos treinos com o elenco do Barcelona, que se reapresentou após as férias. O jogador, que ainda não comentou sobre as recentes acusações, deve ser anunciado em breve como o novo portador da camisa 10 do clube catalão. Essa situação ressalta a importância de discutir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.

Botão Voltar ao topo