Zambelli: superlotação no presídio italiano em 30/07/2025 –

–
A deputada federal licenciada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, está detida no presídio feminino Germana Stefanini, localizado no complexo penitenciário de Rebibbia, na zona nordeste de Roma, desde sua prisão na terça-feira, dia 29. Este presídio é um dos três dedicados exclusivamente a mulheres na Itália e é um dos maiores da Europa.
Dados do Departamento de Administração Penitenciária mostram que, até o final de junho, 369 mulheres estavam encarceradas nesse local, o que representa quase 100 a mais do que sua capacidade total. A Itália vem enfrentando uma crise no sistema prisional nos últimos anos, apresentando a terceira maior taxa de superlotação da União Europeia.
O presídio Germana Stefanini foi construído na década de 1950. Até 1979, a administração era feita por freiras, quando o controle passou a ser exercido por agentes penitenciários. A estrutura conta com duas alas principais e outras quatro menores, compreendendo um total de 171 celas. Além disso, há espaços para atividades ao ar livre, campos esportivos, um teatro, uma academia, uma biblioteca e áreas para cultos religiosos.
Esse presídio abriga detentas de segurança máxima e média, além de oferecer acomodação para mães com filhos pequenos. Entre as prisioneiras, 30,8% são estrangeiras.
A seção chamada Camerotti, que é a maior do presídio e ocupa três andares, recebe detentas de segurança média, recém-chegadas e aquelas que aguardam julgamento. Cada andar possui 12 celas, cada uma com dois beliches e banheiros, e os chuveiros são compartilhados, com um banheiro por andar.
De acordo com informações do advogado Alexandro Maria Tirelli, as detentas que estão em processo de extradição, como Zambelli, são alocadas em celas comuns, pois não existe um setor específico para esses casos.
Na próxima sexta-feira, dia 1º, Carla Zambelli será interrogada pela Justiça italiana. O tribunal decidirá se ela permanecerá na prisão, se poderá cumprir prisão domiciliar ou se poderá aguardar o desenrolar do processo em liberdade.