Notícias Agora

Kopenhagen passa a ter ligação ferroviária a partir de 1º de maio de 2026 –

Dresden vai ganhar uma nova conexão ferroviária com Copenhague a partir de 1º de maio de 2026. A rota será operada em conjunto pelas empresas Tchecas de Ferrovias (ČD), Ferrovias Estatais Dinamarquesas (DSB) e pela Deutsche Bahn. Os trens partirão de Praga, passarão por Dresden e farão paradas em cidades como Berlim, Hamburgo e Odense antes de chegar à capital dinamarquesa.

De acordo com informações da Deutsche Bahn, haverá duas viagens diretas diárias entre Dresden e Copenhague. A viagem deve durar um pouco mais de nove horas. Além disso, está prevista uma conexão noturna sazonal que fará o trajeto de Copenhague a Praga. Um dos trens está programado para sair de Dresden em direção a Copenhague pela manhã, por volta das 9 horas, segundo um esboço de cronograma disponível na Tchéquia.

Os trens que farão essa nova rota serão os ComfortJets da Tcheca ČD, que possuem capacidade para mais de 550 passageiros e, em maio, todos devem contar com um vagão bistrô. Atualmente, alguns ComfortJets ainda utilizam os tradicionais vagões-restaurantes, que estão sendo gradativamente retirados das linhas alemãs. Os novos vagões bistrô oferecem menos lugares, mas mantêm uma variedade de opções gastronômicas, incluindo cerveja da torneira.

No entanto, a Deutsche Bahn também realizará uma reforma na superlotada linha entre Berlim e Hamburgo a partir de agosto, o que adiará o início da operação da nova conexão. Essa reforma deve concluir na primavera do próximo ano, impedindo que a nova rota seja implementada na mudança de horários em dezembro. A linha direta de Praga a Copenhague é parte de um projeto piloto apoiado pela Comissão Europeia, que visa promover projetos ferroviários internacionais e permitir uma mobilidade mais sustentável na Europa.

O início das vendas de passagens está previsto para ocorrer cerca de seis meses antes do início das operações, ou seja, em dezembro. Uma viagem teste com um ComfortJet entre Praga e Copenhague também está planejada para o outono. O pessoal que atenderá os trens será da equipe de cada uma das operadoras envolvidas, sendo que apenas a equipe do vagão bistrô da Tchéquia acompanhará toda a viagem.

Atualmente, é necessário fazer pelo menos uma conexão em Hamburgo para viajar de Dresden a Copenhague durante o dia, com a viagem mais curta levando cerca de dez horas. Além disso, já existe um trem noturno da empresa Snälltåget que transporta passageiros de Dresden diretamente para Copenhague, mas esse serviço é disponibilizado apenas em períodos específicos e uma vez por semana.

Representantes das Ferrovias Tchecas expressaram orgulho pela nova conexão e pela escolha de seus ComfortJets para operar a rota. O diretor da ČD, Michal Krapinec, destacou a importância da colaboração com os colegas alemães e dinamarqueses e o fortalecimento da presença da ČD no mercado ferroviário europeu.

Botão Voltar ao topo