Notícias Agora

Exposição no MIS ajuda a popularizar Raul Seixas entre novos públicos –

A nova exposição “Baú do Raul” abre suas portas nesta sexta-feira, 11 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, e ficará em cartaz até 28 de setembro. Com o intuito de conectar o legado de Raul Seixas com as novas gerações, a mostra apresenta 16 salas temáticas inspiradas em suas canções mais icônicas.

A exposição busca destacar a obra do cantor e compositor, que ainda é muito admirado por seu fã-clube dedicado, conhecido como raulseixistas. O MIS, com curadoria de André Sturm e coordenação de Renan Daniel e Vanessa Rodrigues, investe em uma cenografia vibrante e atraente, que inclui elementos como uma fita cassete gigante na entrada, lembrando aqueles que viveram a era analógica e despertando a curiosidade da geração Z. A montagem também inclui uma caneta de tamanho grande, que remete à nostalgia de rebobinar fitas.

Os visitantes poderão explorar temas como “Maluco Beleza”, que apresenta o rosto de Raul formado por fitas cassetes e VHS, e interações que convidam os participantes a refletirem sobre sua própria atuação na sociedade. Em uma das áreas, um grande amplificador contém um caleidoscópio com imagens do artista, criando um espaço ideal para registrar momentos para as redes sociais.

Além disso, a exposição oferece uma experiência interativa onde visitantes podem pagar uma taxa extra para cantar músicas de Raul em um palco sob um disco voador. Ao final da apresentação, um QR code disponibiliza um vídeo para que possam compartilhar sua performance online.

Para entender melhor a genialidade de Raul, a mostra inclui documentos importantes de seu acervo pessoal, como anotações sobre suas músicas e estudos em psicologia, que revelam muito sobre seu processo criativo. Entre as relíquias estão cadernos com as produções do álbum “Gita”, onde Raul classificava suas canções por gênero, além de manuscritos que mostram as evoluções de letras ao longo do tempo.

Um dos itens mais emocionantes da exposição é o pijama listrado que Raul usava quando faleceu em agosto de 1989, disponível para a visitação. Esta peça faz parte de um acervo que junta cerca de 600 itens, incluindo figurinos originais que refletem o estilo único do artista.

A exposição “Baú do Raul” é uma oportunidade de revisitar o legado desse ícone da música brasileira e, ao mesmo tempo, incentivar novas gerações a explorar sua mensagem e impacto cultural. A mostra está localizada na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, e funciona de terça a sexta das 10h às 19h, aos sábados das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15, com entrada gratuita às terças-feiras.

Botão Voltar ao topo