Notícias Agora

Lula considera ‘inaceitável’ revogação de visto de ministros do STF –

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como inaceitável a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em uma nota oficial divulgada na manhã de sábado, Lula expressou solidariedade aos ministros atingidos e chamou a ação de arbitrária e sem fundamento.

Lula destacou que nenhuma forma de intimidação ou ameaça irá comprometer a missão dos poderes e instituições nacionais, que é a defesa do Estado Democrático de Direito. Ele afirmou que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere princípios básicos de respeito e soberania entre as nações.

A revogação dos vistos pelos Estados Unidos está ligada a um aumento das tensões entre o governo norte-americano e o Brasil. Recentemente, o presidente Donald Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a serem importados a partir de 1º de janeiro. Além disso, os EUA abriram uma investigação sobre o Brasil, questionando práticas comerciais consideradas desleais, como o uso do sistema de pagamentos instantâneos, o Pix. A investigação busca entender se essas práticas prejudicam injustamente as exportações americanas para o Brasil.

O senador Marco Rubio justificou a decisão de revogar os vistos, afirmando que o governo Trump responsabilizará estrangeiros envolvidos na censura da liberdade de expressão nos EUA. Ele ressaltou que a “caça às bruxas” política promovida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, teria ampliado uma suposta perseguição e censura que estaria afetando não apenas a população brasileira, mas também cidadãos americanos.

A situação se agravou após Moraes impor medidas cautelares contra Bolsonaro, que resultaram no uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente na última sexta-feira. A Polícia Federal realizou buscas na casa de Bolsonaro e na sede do Partido Liberal em Brasília, o que intensificou a troca de acusações entre os países.

A nota de Lula revela um posicionamento firme em defesa dos direitos do Judiciário brasileiro, refletindo a preocupação do governo brasileiro com a relação diplomática e a respeitabilidade do sistema de Justiça nacional diante de ações estrangeiras.

Botão Voltar ao topo