Notícias Agora

Arbitragem brasileira na semifinal entre Alemanha e Espanha –

A semifinal da Eurocopa Feminina contará com a presença de árbitras brasileiras nesta quarta-feira, 23. O jogo entre Alemanha e Espanha, que ocorrerá no estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça, será conduzido por Edina Alves, que será a árbitra principal. Ela será acompanhada pelas assistentes Neuza Back e Fabrini Bevilaqua, formando um trio de arbitragem totalmente brasileiro. O vencedor deste jogo se enfrentará na final contra a Inglaterra, que já garantiu sua vaga ao vencer a Itália na outra semifinal.

Esta será a terceira partida das árbitras brasileiras no torneio. Elas já apitaram a vitória da Suécia sobre a Dinamarca por 1 a 0 e a goleada da Inglaterra contra a Holanda, que terminou 4 a 0, ambas competições durante a fase de grupos. As árbitras são as únicas representantes fora da Europa, em um projeto de colaboração entre a Conmebol e a Uefa.

Edina Alves e Neuza Back trazem uma vasta experiência em semifinais de competições internacionais. Ambas já estiveram em destaque em outras competições, como o jogo entre Estados Unidos e Inglaterra na Copa do Mundo de 2019, ao lado da brasileira Tatiane Sacilotti, e no embate entre Espanha e Suécia em 2023, com a brasileira Leila Cruz como assistente. Em ambas as ocasiões, as equipes que venceram posteriormente se tornaram campeãs do torneio.

Edina Alves é árbitra da Fifa desde 2016 e se destaca como a brasileira com mais jogos apitados em Copas do Mundo, somando sete partidas após o torneio de 2023, superando Carlos Eugênio Simon. Além disso, Edina fez história ao ser a primeira mulher escolhida pela Fifa para apitar um torneio masculino internacional, um marco alcançado em 2021 durante o Mundial de Clubes, na partida entre Al Duhail e Ulsan HD.

Botão Voltar ao topo