Brasil começa suas Eliminatórias do Mundial de basquete na quinta

O Brasil, atual campeão da AmeriCup, inicia sua caminhada nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino, que será realizada em 2027 no Catar. A seleção brasileira enfrentará o Chile nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 20h, em Valdívia, no jogo de abertura da primeira fase. Depois dessa partida, as duas equipes se reencontrarão no domingo, 30 de novembro, em São Paulo, com a bola levantando às 19h10.
As Eliminatórias contam com 16 equipes, divididas em quatro grupos. O Brasil e o Chile fazem parte do grupo C, que também inclui Colômbia e Venezuela. Durante a primeira fase, todas as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta. As próximas rodadas estão agendadas para fevereiro/março e julho de 2026. As três melhores seleções de cada grupo avançarão para a segunda fase, levando consigo os pontos acumulados na etapa inicial.
Na segunda fase, as 12 equipes classificadas serão organizadas em dois grupos, onde as seleções também jogarão entre si em partidas de ida e volta. As três melhores de cada grupo, juntamente com a quarta colocada com melhor desempenho geral, garantirão vaga no Mundial. Além das vagas da América, também há outras competições em andamento em diferentes regiões, como na Ásia e Oceania, que oferecem sete vagas, na África, com cinco, e na Europa, que distribui 12 vagas.
A seleção brasileira contará com sete jogadores que foram campeões da AmeriCup em setembro, na Nicarágua: Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl. Embora Reynan dos Santos tenha sido convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic, ele não poderá jogar devido a uma lesão muscular e foi substituído por Daniel Von Haydin.
Entre os novos talentos da equipe, destacam-se Pedro Pastre, de 18 anos, campeão do Global Jam e Solidarity Cup; Mathias Vasquez, de 17 anos, que já teve experiência com a seleção principal; Wini Braga, de 20 anos, uma promessa do Minas; Brunão, de 23 anos, campeão dos Jogos Mundiais Universitários; e Zu Júnior, de 22 anos, também campeão do JMU.
Alguns jogadores mais experientes não poderão participar da primeira fase das Eliminatórias devido a compromissos com seus clubes no exterior. Yago e Márcio estão competindo na Euroliga, enquanto Gui Santos está na NBA. O técnico Petrovic decidiu também preservar Benite, Tim Soares e Didi, evitando assim o desgaste excessivo de viagens longas desde países como Japão e Austrália. Bruno Caboclo, por sua vez, está em recuperação de uma cirurgia na coluna.
Os jogos da seleção brasileira na primeira fase das Eliminatórias são os seguintes:
– 27 de novembro de 2025: Chile x Brasil
– 30 de novembro de 2025: Brasil x Chile
– 27 de fevereiro de 2026: Brasil x Venezuela
– 2 de março de 2026: Brasil x Colômbia
– 2 de julho de 2026: Venezuela x Brasil
– 5 de julho de 2026: Colômbia x Brasil




