Hugo Motta Recebe Conselho Para Suspender Van Hattem Após Incidente –

Vários parlamentares, incluindo o deputado Van Hattem, se manifestaram contra a posse do novo presidente da Câmara de Deputados, Motta. Van Hattem ocupou a cadeira do secretário-geral da mesa e não quis deixá-la, mesmo diante da chegada de Motta ao plenário.
A atitude de Van Hattem foi vista como um sinal de resistência, desafiando a liderança da Câmara. O grupo do presidente Motta considera que a situação demonstra que não são aceitáveis novos obstáculos internos ao funcionamento da Casa. O PT, junto com os partidos PSB e PSOL, entrou com um pedido formal para que Van Hattem e mais quatro deputados, Júlia Zanatta, Marcos Pollon, Paulo Bilynskyj e Zé Trovão, sejam responsabilizados por suas ações. A presença de Van Hattem na cadeira da presidência fez com que ele se tornasse o foco das atenções nesse contexto.
Esse episódio ocorreu durante um protesto da oposição relacionada à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante mais de trinta horas, partidos contrários ao governo paralisaram as atividades legislativas, exigindo a votação de propostas como o fim do foro privilegiado e a anistia para aqueles condenados pelos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
Na quinta-feira, Motta indicou que a Mesa Diretora da Câmara irá tomar providências contra os parlamentares envolvidos nessa situação. Ele mencionou que existem pedidos de diversas lideranças para aplicar punições, afirmando que a avaliação dessas solicitações está em andamento e que a decisão será conjunta. Motta afirmou que é necessário considerar a possibilidade de penalizar aqueles que dificultaram o reinício dos trabalhos legislativos.