Meta CEO apresenta visão de superinteligência pessoal de IA –

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, divulgou na quarta-feira um novo foco da empresa em desenvolver uma “superinteligência pessoal” acessível a todos. O objetivo é facilitar a busca por criatividade e lazer, além de ajudar as pessoas a alcançarem suas metas pessoais.
Em um vídeo publicado nas plataformas Facebook e Instagram, Zuckerberg destacou o progresso atual da inteligência artificial (IA) e a possibilidade de sistemas inteligentes melhorarem a si mesmos. Ele mencionou a importância de direcionar essa superinteligência para áreas que realmente importem na vida das pessoas.
Zuckerberg enfatizou que, enquanto outros na indústria buscam automatizar tarefas, a Meta quer colocar o poder da IA nas mãos dos indivíduos. A proposta da empresa vai além de aumentar a produtividade; visa também promover melhorias pessoais, como ser um amigo melhor ou alcançar o desenvolvimento pessoal desejado.
Ele comparou as mudanças trazidas pela tecnologia no passado, como a migração de 90% da população que se dedicava à agricultura há 200 anos, para menos de 2% atualmente. Esses avanços permitiram que as pessoas se concentrassem mais em atividades criativas e culturais. Zuckerberg acredita que a superinteligência ampliará essa tendência, permitindo que mais pessoas dediquem seu tempo às paixões e interesses.
Zuckerberg apontou que, se as tendências atuais continuarem, o foco da tecnologia mudará. As ferramentas de produtividade serão utilizadas de forma diferente, e dispositivos como óculos inteligentes com IA poderão se tornar as principais ferramentas de computação. O CEO concluiu reafirmando a confiança da Meta em sua capacidade de criar a infraestrutura necessária para desenvolver essas novas tecnologias e entregar inovações a bilhões de pessoas.
A empresa está investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento para ficar à frente na corrida da inteligência artificial e já começou a recrutar uma equipe dedicada a essa superinteligência. Zuckerberg expressou otimismo sobre as futuras inovações que virão desse esforço.