Wuchang: análise de Fallen Feathers pela IGN –

Wuchang: Fallen Feathers – Uma Nova Experiência no Mundo dos Soulslikes
Os fãs de jogos soulslike têm motivos para comemorar. Em 2025, títulos como The First Berserker: Khazan, o DLC Lies of P: Overture e o multiplayer Elden Ring: Nightreign têm proporcionado experiências empolgantes. Agora, Wuchang: Fallen Feathers, o jogo de estreia da desenvolvedora Leenzee Games, se junta a essa lista. Com um combate dinâmico e ágil, o jogo chama a atenção logo no início. Além disso, apresenta uma árvore de habilidades bem elaborada e um design de níveis que leva os jogadores a cenários belos e grotescos. Contudo, a dificuldade do jogo apresenta variações extremas, com momentos que vão de lutas tranquilas a chefes extremamente desafiadores. Apesar disso, Wuchang é uma recomendação fácil para quem busca mais aventuras.
Em Wuchang, a narrativa e o lore do jogo não são apresentados de forma tão clara, o que é uma característica típica do gênero. O enredo começa de maneira intrigante, com a protagonista acordando em uma caverna e descobrindo que tem uma doença que rouba as memórias dos afetados e os transforma em monstros horríveis. O que parece ser uma jornada pessoal para descobrir a identidade da protagonista se transforma em uma exploração de uma fantasia sombria, quando os mistérios da doença, chamada “O Enfeite”, começam a ser revelados. Jogadores que gostam de investigar descrições de itens podem encontrar mais significado na história, já que muitos personagens aparecem brevemente e desaparecem, o que pode dificultar o entendimento do enredo principal.
O combate em Wuchang se destaca pela flexibilidade e profundidade. Os jogadores têm uma ampla gama de opções ofensivas e defensivas. O jogo implementa uma mecânica de habilidades que permite combinar os poderes das armas com habilidades desbloqueadas na extensa árvore de habilidades. Por exemplo, usar a habilidade de parry com a espada Flamebringer permite causar dano com o ataque de chama infernal enquanto oferece uma opção defensiva. Os jogadores também podem trocar entre duas armas durante as lutas, aumentando ainda mais as estratégias disponíveis.
A progressão das habilidades se diferencia de outros jogos do gênero. Ao invés de simplesmente aumentar estatísticas, o sistema lembra a grade de habilidades de Final Fantasy X. Com seis caminhos diferentes, os jogadores desbloqueiam habilidades progressivamente. Isso permite que mesmo após horas de jogo, sempre haja novas opções e aprimoramentos a serem explorados. O sistema de respeitar as habilidades é gratuito, o que permite que os jogadores ajustem suas builds sem penalidades.
Os inimigos em Wuchang são variados e abundantes. Cada área oferece novas criaturas com ataques únicos, que exigem que os jogadores adaptem suas táticas. Desde pequenos inimigos ágeis até criaturas imensas que funcionam quase como minibosses, a diversidade mantém a tensão durante toda a aventura.
Nos primeiros 10 horas, muitos jogadores podem sentir que conseguem lidar com as lutas sem muitas mudanças em suas builds. No entanto, logo surgem desafios mais difíceis. Um exemplo é a chefe chamada Commandante Honglan, que apresentou uma dificuldade extrema, exigindo cerca de duas horas para ser derrotada. Ao contrário de outros jogos do gênero, Wuchang falta de um sistema de recompensa satisfatório durante as lutas, onde ataques bem-sucedidos não oferecem progressão direta.
O mundo de Wuchang é riquíssimo em segredos e desafios opcionais. Os jogadores começam em uma aldeia chinesa colorida, que aos poucos revela sinais da doença devastadora, e conforme avançam, os ambientes se tornam mais sombrios, criando uma atmosfera de terror. O nível de design é habilidoso, com sequências que aumentam a tensão mesmo sem combates, como um momento em que os jogadores devem escapar do olhar de um inimigo que causa uma morte instantânea.
Em resumo, Wuchang: Fallen Feathers é uma adição rica e intrigante ao gênero soulslike, com um mundo envolvente e uma mecânica de combate que incentiva a exploração e a adaptação.